Mata Nacional do Bussaco e Leitão da Bairrada vencem Prémio Cinco Estrelas Regiões

11 abril, 2022

A Mata Nacional do Bussaco e o Leitão da Bairrada são dois dos vencedores da 5ª edição do Prémio Cinco Estrelas Regiões, uma distinção conferida pela votação de 425 mil consumidores portugueses que avaliaram 912 marcas.

"É com enorme regozijo que recebemos esta distinção em dois dos principais ícones do nosso território. A Mata Nacional do Bussaco é a nossa maior riqueza e é positivo que sejam os visitantes, os turistas a dizê-lo. Tal como o leitão, o rei da nossa marca 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada, que congrega também o pão, a água e o vinho, que é comum a toda a Bairrada, mas que não deixa de ser para nós interessante que o consumidor associe ao território da Mealhada", refere António Jorge Franco.

O presidente da Câmara da Mealhada sublinha ainda que esta distinção da população "é um prémio para todos os que trabalham diariamente nestes setores, do turismo à restauração, na Mata do Bussaco, nos restaurantes, e deve ser também um incentivo a continuarmos, todos, a receber da melhor forma quem nos visita. Estamos todos de parabéns", sublinha o autarca.

O Prémio Cinco Estrelas Regiões é um sistema de avaliação que identifica, segundo a população portuguesa, o melhor que existe em cada uma das 20 regiões (18 distritos + 2 regiões autónomas) ao nível de recursos naturais, gastronomia, arte e cultura, património e outros ícones regionais de referência nacional; bem como premeia empresas e marcas portuguesas que se diferenciam a nível regional.

Através de uma votação nacional os portugueses identificaram, para cada região, o que consideram Cinco Estrelas a vários níveis. Esta votação foi gerida pela Multidados.com, uma das empresas de estudos de mercado parceiras dos Prémios Cinco Estrelas, tendo contado no total com a participação de 425 mil consumidores portugueses e tendo sido avaliadas 912 marcas.

O Leitão da Bairrada – categoria Cozinha tradicional Portuguesa

O genuíno e incomparável leitão da Bairrada é uma tradição secular da culinária local e afirmou o Município de Mealhada como a grande sala de jantar da Europa. O aroma dos temperos produzido durante o processo de confeção dissemina-se pelo ar por todo o concelho, não deixando ninguém indiferente. O segredo da sua fama reside no saber e na arte dos assadores da região, no sabor inigualável, no leve aroma de pimenta e vides queimadas, na cor de seara madura, na pele estaladiça e crocante que proporciona um manjar "único dos deuses".

Mata Nacional do Bussaco – categoria Reservas / Paisagens / Barragens

Refúgio de monges, reis e poetas, a Mata Nacional do Bussaco, candidata a Património da UNESCO, encanta pela variedade de espécies botânicas presentes, que proporciona a reflexão, a contemplação e o sonho. Denominada em muitos escritos como "luxuriante, deslumbrante, frondosa e idílica Mata do Bussaco", convida os visitantes à descoberta do património natural e cultural, através de uma inebriante viajem no tempo.

Nestas serranias, encontram-se vivas as memórias da batalha que opôs as tropas anglo-lusas comandadas por Wellington, às tropas francesas e a audácia das suas gentes que se aliaram à luta. O pavilhão de caça do Rei D. Carlos, ao gosto revivalista, transformado em Palace Hotel, é um marco na paisagem.