O Projeto / A Marca

"√Āgua|P√£o|Vinho|Leit√£o. As 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada". A marca foi criada pela C√Ęmara Municipal em 2007, dando corpo a um projeto que tem como objetivos a valoriza√ß√£o e promo√ß√£o dos quatro √≠cones gastron√≥micos do concelho, distanciando-os de outros que n√£o s√£o mais do que meras reprodu√ß√Ķes, sem respeito pela tradi√ß√£o e genuinidade. S√£o eles a √°gua do Luso, o p√£o de quatro bicos cozido em forno a lenha, o vinho dos produtores do concelho e o leit√£o da Bairrada.

Decorridos vários anos após o seu lançamento, a marca é amplamente reconhecida no mercado. Garante ao consumidor a qualidade e a autenticidade dos produtos. Ganhou estatuto e dimensão e tem merecido a adesão dos agentes económicos dos diversos setores que, de dois em dois anos, apresentam ou renovam a sua candidatura.


Produtos Alimentares Associados

Em 2016, o projeto incorporou uma nova categoria: a de "Produtos Alimentares Associados", dirigida a produtos que representem um efetivo acréscimo de valor à marca. Os primeiros a serem validados foram os casticitos, um pastel de uva e espumante, os caramujos e as cavacas do Luso, cuja receita vem de há mais de um século, e o os doces tradicionais confecionados pela Docealhada.

Elementos distintivos da marca

Os elementos distintivos da marca são a bandeira e os selos de qualidade. Ao deparar-se com estas insígnias, o consumidor tem a garantia que encontrará à sua mesa uma boa água, um bom vinho, o pão mais genuíno e o melhor leitão do país.


Existem cinco selos de qualidade: o mais abrangente diz respeito a todos os produtos e só pode ser utilizado pelo aderente que é distinguido em todos os elementos. Os outros quatro dizem respeito a cada um dos produtos - água, pão, vinho e leitão Рe podem ser atribuídos individualmente.

A marca est√°, desde 2010, entregue √† Associa√ß√£o Maravilhas da Mealhada, cujo Conselho de Administra√ß√£o √© presidido pela C√Ęmara Municipal da Mealhada.