Gala 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada distingue 29 estabelecimentos de hotelaria e restauração

01 dezembro, 2022

São 29 os novos aderentes à marca 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada nas diversas categorias dos ícones da marca – água, pão, vinho e leitão. A entrega das insígnias decorreu, a noite passada, na Adega Rama, na Gala 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada, que homenageou ainda, de forma póstuma, dois "históricos empresários".

A atribuição das insígnias da marca "As 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada. Água l Pão l Vinho l Leitão" foi o culminar de um rigoroso processo de seleção a que se submeteram restaurantes e cafetarias, produtores de vinho, padarias, assadores de leitão e o engarrafador da água mineral de Luso.

"É um enorme orgulho perceber que estamos – Município e agentes económicos – unidos neste projeto de salvaguarda e de preservação da genuinidade da nossa gastronomia. A marca nasceu há 15 anos, consolidou-se e cresceu, com a confiança e dedicação de restaurantes, padarias, assadores de leitão, produtores de vinhos e da Sociedade de Água de Luso que souberam respeitar o legado que receberam dos antepassados, inová-lo e valorizá-lo", realçou Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada, agradecendo "a todos os que trabalham, desde o início, dia após dia, para a valorização do projeto".

A marca "Água | Pão | Vinho | Leitão. As 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada" foi criada pela Câmara Municipal, em 2007, com o intuito de valorizar e promover os quatro ícones gastronómicos de referência do concelho. A marca pretende garantir ao consumidor a autenticidade, tradição e qualidade destes quatro produtos, distanciando-os de outros que não são mais do que meras reproduções. Ao deparar-se com estas insígnias, o consumidor tem a garantia que encontrará à sua mesa uma boa água, um bom vinho, o pão mais genuíno e o melhor leitão do país.

"O projeto começou alicerçado no leitão, ícone maior da nossa gastronomia, mas soube valorizar outros recursos e produtos, como a água, o pão e o vinho que, em conjunto, nos permitem posicionar a Mealhada como o mais importante destino gastronómico do país. Tudo isto é fruto dos recursos naturais que temos, da água ao terroir, que nos dá vinhos únicos, mas também da excelência perseguida, diariamente, pelos nossos empresários e profissionais, desde a confeção do pão da Mealhada à excelência do leitão, amplamente reconhecido no país e fora de portas", sublinha António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada.

29 estabelecimentos distinguidos

Na categoria mais completa, aquela em que o estabelecimento fica avalizado a usar os quatro selos da marca – água, pão, vinho e leitão – foram distinguidos 11 restaurantes e um hipermercado, que irão ostentar as insígnias da marca e garantem ao consumidor padrões de qualidade nos quatro produtos. No que se refere ao leitão, foi premiado o assador "Leirão 100% Bairrada".

No setor do pão, são quatro as padarias distinguidas e que garantem o pão mais genuíno da Mealhada, de quatro bicos e cozido em forno a lenha.

Na água, está a Sociedade Central de Cervejas, comercializadora da Água de Luso, água mineral que nasce, a 28ºC de temperatura, no Luso a partir da água da chuva infiltrada na Serra do Bussaco, em rochas formadas, quase exclusivamente, por quartzo. Trata-se de uma água hipossalina, isto é, muito pouco mineralizada, vulgarmente designada como levíssima, "doce".

Os vinhos são outro elemento da marca que se quer à mesa da Mealhada. Oito produtores locais receberam as insígnias que reconhecem a qualidade e excelência dos vinhos, por natureza, encorpados, com predominância das castas consagradas ao longo dos anos – Baga, Touriga Nacional e Syrah e de Denominação de Origem Controlada Bairrada ou a indicação geográfica Beira Atlântico.

Foram ainda distinguidos cafetarias ou restaurantes que, não dispondo de todos os ícones da gastronomia, garantem a qualidade de um, dois ou três produtos.

Homenagem a empresários locais

Esta edição da Gala 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada, que vai já na nona edição, além da entrega das insígnias da marca, contou com outro momento alto: a homenagem, póstuma, a dois empresários locais: Messias Baptista, fundador das Caves Messias, e Álvaro Pedro, fundador do restaurante Pedro dos Leitões.

A ambos foi atribuído o Prémio Grande Mérito Empresarial pelo relevante impulso na dinâmica empresarial no Concelho da Mealhada.

Álvaro Pedro (1903 – 1987) abriu o primeiro estabelecimento em 1941, onde vendia sandes de leitão a quem passava na EN1. Em 1949 inaugura o restaurante Pedro dos Leitões.

Messias Ferreira Baptista (1891 – 1974) inicia atividade como comerciante – unipessoal Messias Baptista – em 1926. Cresceu, nomeadamente a nível de exportações, e, em 1953, constituiu a empresa Sociedade Agrícola e Comercial dos Vinhos Messias, mantendo-se na administração até 1973.

Lista de novos membros da marca
"As 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada. Água l Pão l Vinho l Leitão"

Água l Pão l Vinho l Leitão
- Churrasqueira Rocha