Mealhada distinguida pelo Turismo Militar Português

24 junho, 2022

Mealhada distinguida pelo Turismo Militar Português

O Município da Mealhada foi distinguido, no Encontro Anual de Turismo Militar da Associação de Turismo Militar, realizado em Porto de Mós pelas atividades desenvolvidas nesta área em 2021.  Também o Grande Hotel de Luso esteve em destaque ao ser apresentado como novo associado honorário da Associação de Turismo Militar.  A nova edição da revista "Viagem na História" sublinha as potencialidades do hotel e da região, dando relevo às marcas deixadas pelas Invasões Napoleónicas na Mata Nacional do Bussaco.

Durante o encontro, a Mealhada foi um dos municípios portugueses a receber a distinção "Turismo Militar Português 2021", pelo trabalho realizado individualmente e/ou em parceria com a ATMPT, que contribuiu para a salvaguarda, proteção e divulgação do património histórico-militar nacional.

A Mealhada, tal como outros locais, é um dos territórios que procura potenciar o turismo militar, tendo desenvolvido um vasto programa que inclui cinema, teatro, conferências e até uma caminhada, serra do Bussaco adentro, nas pegadas de Napoleão.

A mais recente edição da revista "Viagem na História – Turismo Militar", apresentada no encontro, embarca numa aventura em que dá a conhecer rotas e locais marcados pela vertente militar que, anos passados, procuram tirar partido dessa presença, potenciando o turismo militar. O Grande Hotel de Luso é associado honorário, mostrando-se, na revista, todo o seu esplendor quer como unidade e SPA, quer como integração na vila termal do Luso e no território da Mealhada, na sua cultura e na sua gastronomia, com destaque para a marca 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada l Água l Pão l Vinho l Leitão.

"Queremos potenciar todos os nichos que pudermos e o turismo militar, além de marcar o nosso território, tem ramificações à cultura, à história, à natureza, o que, por si só, pode atrair um novo tipo de visitante ao nosso concelho", sublinha Hugo Silva, vereador da Câmara Municipal da Mealhada.