Bio Festival de Outono contou com mais de uma centena de participantes

12 novembro, 2019

Bio Festival de Outono contou com mais de uma centena de participantes

O primeiro Bio Festival de Outono, que decorreu no passado fim de semana, no Espaço Inovação Mealhada (EIM) contou com mais de uma centena de pessoas que partilharam conhecimentos e atividades com um denominador comum: é possível aliar a inovação inspirada na natureza à tradição.

Entre workshops, passeios de natureza, showcooking, mercadinho de produtos de outono, muitos petiscos para saborear, exibição de cinema ecológico, magusto e muita animação, foram mais de 100 pessoas as que se deslocaram aos dois espaços onde decorreu o Bio festival: a Casa Rural Quinhentista, na Pampilhosa, e o Espaço Inovação Mealhada.

Sob o mote de inovar inspirando-se na natureza, foi dado a conhecer aos visitantes, em três momentos diferentes, o que se pode aproveitar da floresta no outono e como usar os seus recursos.  Primeiro, realizou-se o workshop "Aproveitar o que a floresta nos dá no outono", na manhã de sábado, logo após a abertura do festival e decorrida a palestra alusiva à exposição "Cogumelos em Selos", que o Espaço Inovação Mealhada tem patente até dia 15 de novembro. Seguiu-se, depois, um passeio de natureza, que permitiu a identificação e colheita dos produtos da floresta. A terminar, já no dia seguinte, na Casa Rural Quinhentista, realizaram-se novos workshops sobre "Como usar os recursos que a floresta nos dá", que mostraram as potencialidades de aproveitamento dos recursos naturais, nomeadamente, para uso medicinal e alimentar (destaque também para duas das 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada, a saber, técnicas de produção relativas ao pão e aos vinhos) . No final, não faltou um showcooking, com possibilidade de degustação.

Entre parceiros, expositores e entidades que confecionaram as refeições, estas últimas bastante concorridas, marcaram presença no BioFestival de Outono o Centro de Interpretação Ambiental, a Escola Profissional Vasconcellos Lebre, a Junta de Freguesia da Pampilhosa, o GEDEPA, o chef Vítor Miguel Almeida, os Licores Maria Gomes, a Fungiperfect, o Grupo Cénico e Recreativo de Santa Cristina, o Grupo Regional da Pampilhosa do Botão, a Filarmónica Pampilhosense, Cugumilus, Granola Lovers, DoTerra – Óleos Essenciais, Rudewine e Vítor Manuel Cruz (mel).  A animação esteve a cargo do Grupo de Cantares do GEDEPA e DWH – Dance with Heart by Atlético Clube do Luso.

O BioFestival de Outono inseriu-se no Ciclo de Eventos BioInovação, que decorre até final do ano com mais iniciativas. A próxima será o workshop "Ser uma BioMarca: Como tornar a comunicação do seu negócio mais sustentável e "amiga" do ambiente", que se realiza no dia 22 de novembro, às 17h30, no Espaço Inovação Mealhada.